INTRADUZIVEL



Vou precisar de mil notas

Pra fazer uma canção

Vou precisar de mil versos

P'ra escrever um poema



E tudo... porque tentei traduzir-te


Alma minha de dissabores e agonia

Alma tua, brasa pulsante

Contém nela toda a vida


Minha boca quedou disforme

Nem principiar consegui

Ao primeiro verso que desgraça!

Fugiram todos os verbos de mim


Tanto e tanto e o que mais quero

É poder definir-te

Pois minha alma perdeu-se,

Quando se uniu a tua

E agora já não sei mais quem sou


Tampouco a música me dá alento

Como a um pássaro triste

Como que perdido dos seus


Meus gorjeios são infames

De nada servem

Não cabem a uma canção


Por querer o Intraduzível

Poeta louco, insano me tornei


Persegui mil desenganos

Afoguei-me em devaneios


Tudo por ainda não saber compreender

Que ninguém pode Traduzir


O amor...


J. Sollo

Comentários

Gheysa Moura disse…
SEMPRE HOUVE TRADUÇÃO

Ainda que eu tente, as notas nunca
Traduzirão o som das batidas do meu
Coração pulsando junto ao teu.

A pouco aprendi a ler o seu olhar
Minh'alma se disolve em sua alma
Surgindo a rima perfeita.

Não existe eu, não existe você
O canto dos pássaros anunciam
Que ao nosso redor tudo se faz lira.

Tudo cabe na canção do vento
Que nós leva sobre as cordilheiras
De braços abertos para a eternidade.

Se é devaneio, se é real...
Não importa...

Nosso olhar sempre haverá a tradução.

POEMAS MAIS VISTOS